terça-feira, 7 de abril de 2009

Quem é o movimento estudantil?

O estudante que se esforçou e passou muitas noites estudando, perdeu várias festas e eventos até passar no vestibular, para a alegria geral de toda a sua família, entende o que é estar no movimento estudantil.
Os que saem de suas cidades e deixam para traz suas famílias e amigos para estudar em uma universidade, conhece o propósito do movimento estudantil.
Aquele seu colega que vive sem dinheiro para pagar a xerox, o ônibus, eventuais multas na biblioteca, festas de calouradas e até o almoço do RU, vive o movimento estudantil todos os dias.
Os que passam 30 minutos ou mais na fila do RU e também aqueles se acham espertinhos e furam a fila, conscientes ou não, estão envolvidos no movimento estudantil.
Todos que se indignam com o desrespeito ao dinheiro público e a falta de ética na administração da universidade pública e se dispõem a ocupar uma reitoria, e também aqueles que apóiam a causa por diversos motivos não e que não podem se afastar de outras obrigações para expressar esta indignação, ambos fazem parte do movimento estudantil.
Os Capitalistas, Darwinistas, Leninistas, Weberianos, Freudianos, Anarquistas, Comunistas, Machistas, Feministas, Budistas, Pacifistas, Criacionistas, Taoistas, enfim, todos os “anos” e “istas”, compõem o movimento estudantil.
Aqueles excluídos das universidades públicas que sabem que precisam chegar aqui para ter uma chance de melhorar as suas vidas e as de suas famílias integram o movimento estudantil.
Vocês que estudam nos campus avançados sem biblioteca, sem R.U., que precisam pagar 10 reais para ir e voltar do campus Darcy Ribeiro caso você queira participar de um evento acadêmico, pegar um livro ou assistir uma aula, vocês também são a essência do movimento estudantil.
Os que buscam um estágio, os que procuram uma festa, os que trabalham e estudam, os que já são pais, os que só querem um emprego digno, os que publicam artigos científicos, os que querem revolucionar o mundo, os que desejam preservar o meio ambiente, os que procuram a cura para a AIDS, para o Câncer e outras doenças, os que querem serem respeitados em sua sexualidade, os que querem acabar com o racismo, os que querem a paz mundial, todos são o movimento estudantil.
Este movimento é a expressão dos nossos desejos por uma educação com mais qualidade, mais acessível, mais democrática e que nos transforme no que queremos ser. Ele é feito por todos nós estudantes, atuantes ou não.
Mas isso não fica claro quando alguns estudantes com funções representativas no movimento estudantil se esquecem da diversidade que existe na universidade e tentam forçar suas próprias ideologias na maioria. Esquecem de perguntar e começam a ditar, aos berros em microfones, o que eles acham que devemos pensar.
Foi assim que o movimento estudantil verdadeiro e representativo se encolheu diante de militantes fanáticos e chatos que não respeitaram o que fingia defender, a democracia.
Enquanto os membros deste movimento não conseguirem se comunicar, o movimento será desconexo. Gastaremos energia e não produziremos avanços sustentáveis.
A união de vários grupos e estudantes de diversos cursos em nossa chapa é um exemplo de que só esta interação pode criar algo novo e benéfico. Somos um grupo com uma visão multidisciplinar, holística e responsável da UnB com os seus desafios e possibilidades.
Prezamos pela comunicação multilateral entre os estudantes, a gestão do DCE e os diversos grupos organizados que atuam na UnB. Só assim podemos evitar que uma minoria utilize a representação estudantil para infiltrar interesses externos de grupos políticos específicos que enfraquecem a união entre os estudantes e desmoraliza o movimento estudantil.
A Universidade de Brasília é de toda a sociedade assim como o movimento estudantil é de todo o estudante. Apropriem-se deste instrumento precioso para a melhoria da educação pública brasileira. Afinal, é isso que nos unifica em um só movimento.

Letícia - Estudante de Biologia da Universidade de Brasília e do Movimento Unidade na Diversidade

3 comentários:

  1. Bons comentários Letícia parabéns. Abaixo algumas outras considerações sobre o ME e o REUNI:


    http://www.unidadenadiversidade1.blogspot.com/
    Sugestões, comentários, refutações, complementos em:
    http://unidadenadiversidade1.blogspot.com/2009/03/enganos-do-livro-cinza-do-reuni.html#comments
    Aguardo todos na sistematização de um texto final. Obrigado - Saulo Fabrício

    ResponderExcluir
  2. Muito legal!!
    Parabéns pelo texto!!!
    \o/ :D Unidade na Diversidade!!

    ResponderExcluir